CE-219
Controle Estatístico de Qualidade

Disciplina de graduação oferecida pelo
Departamento de Estatística
Universidade Federal do Paraná


Oferta Programa da disciplina Referências Bibliográficas Aulas Práticas Links Programa Computacional



Qualidade; Controle Estatístico de Qualidade; Gráficos de Controle; Inspeção de Qualidade; Amostragem Dupla, Simples, Múltipla e Seqüencial.
PARTE I
História da qualidade; Terminologia da qualidade; Métodos estatísticos aplicados à qualidade; Variação em um processo: causas da variabilidade; Introdução ao Software R, introdução ao pacote 'qcc' ; Análise de dados no laboratório (exercícios).

PARTE II
Gráficos de controle para variáveis e atributos: construção e interpretação; Análise de dados no laboratório (exercícios).

PARTE III
Capacidade de processos; Métodos de amostragem; Análise de dados no laboratório (exercícios).


BARTMAN, F. C. Idéias básicas do controle moderno de qualidade, VII SINAPE: Campinas - São Paulo, Unicamp, 1986. 78 p.

BOX. G.E.P., HUNTER, W.G. & HUNTER, J.S. Statistics for experiments. Wiley,
N.Y, 1978.

BRASSAR, MICHAEL. Qualidade: ferramentas para uma melhoria contínua. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994. 87p.

DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990. 367p.

ISHIKAWA, K. Guide to quality control. Tokyo: Asian Productivity Organization,
1976.

JURAN, J. M. and Gryna, Frank M. Quality Planning and Analysis. New York:
McGraw Hill, 1993.

MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico de qualidade. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 513p.

MONTGOMERY, D. C.   Design and analysis of experiments. 5ed. New York: John Wiley & Sons, 2001; 684p.

PEREZ-WILSON, MARIO. Seis Sigma: compreendendo o conceito, as implicações e os desafios, Tradução: Bazán Tecnologia e Lingüística. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

RIBEIRO, HAROLDO. 5S: a base para qualidade total. Slavador: Casa da Qualidade, 1994. 115p.

SIQUEIRA, LUIZ GUSTAVO PRIMO. Controle estatístico do processo. Série qualidade Brasil.
São Paulo: Pioneira, 1997. 129p.

TAGUCHI, G. and WU, Y. Introduction to of line quality control. Central Japan
Quality Control Assoc., Tokyo, 1980.

WERKEMA, M. C. C. Avaliação da qualidade de medidas. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996. 101p.

WERKEMA, M. C. C.; AGUIAR, S. Planejamento e análise de experimentos: como identificar as principais variáveis influentes em um processo. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996.





As técnicas de controle Estatístico de Processo são uma das ferramentas que permitem a melhora da qualidade e produtividade nas empresas. Tendo em vista que o CEP tem grande potencial de utilização também no meio agropecuário, analisou-se a qualidade no custo operacional de uma produção de milho. Foi selecionada uma área e os métodos utilizados foram histogramas, cartas de controle e teste t. Depois de analisadas as informações obtidas através dos métodos citados, admitiu-se que o controle das operações agrícolas permitiu a diminuição da variabilidade obtendo resultados mais próximos aos dos especificados tanto na escarificação quanto na gradagem.


Neste trabalho o autor comenta sobre problemas que podem ocorrer pela aplicação inadequada do controle estatístico de processos. Apresenta exemplos com gráficos de controle, índices de capacidade de processos e comenta sobre o tamanho da amostra para obtenção de informações confiáveis de um processo.

 O artigo apresenta uma análise para verificar se o nível de metabissulfito de sódio em camarões esta dentro dos limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Primeiramente é feita uma análise exploratória dos dados que mostra grande variabilidade, em seguida um gráfico de controle que mostra um sub-lote fora dos limites. Depois de identificado o sub-lote com causa especial de variação este foi retirado e o processo fico dentro dos limites.

Neste artigo os autores utilizam várias metodologias para avaliar a qualidade de dados censitários do Brasil, obtidos pelo IBGE. Foram utilizados dados de 1980 e 1991 e avaliadas  as declarações das idades, além de uma comparação de registros de óbitos de fontes diferentes.


Trabalho realizado no processo de produção de aguardente, analisado pelo departamento de Química da Universidade Federal de Lavras. O Controle Estatístico de Qualidade foi baseado no método multivariado, utilizando a estatística T2 de Hotelling.

 O artigo fala sobre a ferramenta Seis Sigma, faz uma breve introdução histórica da ferramenta contando da data de sua criação pelo Engenheiro Bill Smith da divisão de Comunicação da Motorola, fala também do método de trabalho da ferramenta e das suas fases de implantação. O autor do artigo mostra o acompanhamento de 10 projetos Seis Sigmas e as ferramentas estatística mais usadas neles, mostra o diferencial Seis Sigma, os impactos e mudanças na organização pós-implantação e o futuro da ferramenta com um número cresceste de empresas aderindo a esta estratégia na área da qualidade.

 Trabalho realizado com a intenção de avaliar a satisfação dos consumidores dos serviços de saúde, em uma unidade no Rio Grande do sul. Foram aplicados questionários, com diferentes abordagens. Utilizaram-se  métodos de estatística básica.

Há uma insatisfação diante da incerteza dos sistemas de calibragem, inclusive a Calibração química. Um exemplo tomado é a concentração de Pb em solução aquosa de 0-10mg/L. Desenvolveram-se novas metodologias para medição, com uso de ferramentas estatísticas, nas quais  a distribuição t é aproximada por uma Qui- Quadrado com dois graus de liberdade.

O presente artigo destina-se aos profissionais que estão iniciando o estudo dos métodos estatísticos para atuar na área hospitalar e tem como principal objetivo servir como roteiro para implementação de tal serviço e fornecer dados para a avaliação da instituição e eficiência dos serviços prestados dentro do menor tempo possível. Acrescento ainda que o artigo nos remete pequeno resumo sobre as ferramentas de controle estatístico e suas utilizações, tais como: folha de verificação, estratificação, diagrama de pareto, histograma, diagrama de causa e efeito, diagrama de dispersão; além de fazer uma breve explicação sobre coeficiente de correlação e análise de regressão.



Este artigo avalia o desempenho de diferentes métodos de previsão de consumo de energia elétrica aplicados ao comportamento de consumo da classe industrial em Santa Catarina. Isso é realizado fazendo análises de uma série histórica de dados de consumo de energia elétrica no estado fornecida pela CELESC.



Este texto fala do Método Taguchi, onde explica que utilizando uma combinação de métodos de engenharia e de estatística para alcançar melhorias rápidas na qualidade, tem se uma otimização da funcionalidade e
custos. A principal carcterística deste Método de Qualidade utilizando a Estatística é a ênfase no estudo das respostas através de experimentos. Pois, com experimentos podemos medir com precisão o efeito de várias variáveis.


Este trabalho consiste em aplicar a Teste da Falta de Ajuste no controle estatístico de qualidade de processos produtivos da Indústria Têxtil Oeste LTDA. Neste trabalho também é apresentado o conceito de análise de regressão, controle estatístico de qualidade e teste da falta de ajuste.



Site contact: aanjos@ufpr.br
Last modified: 13 agosto 2008