Universidade Federal do Paraná

                            Projeto Rondon - Operação Amazônia Oriental 2007

                            Canaã dos Carajás, Pará

 

A equipe

Alessandra Vieira de Mello, 24 anos, aluna do 9o período do Curso de Enfermagem da UFPR. Gosta de ouvir músicas, ler, e assistir filmes. É uma apaixonada pela vida e pelas pessoas, também adora a natureza, animais e crianças. Está participando do Projeto Rondon para conhecer uma realidade diferente da de Curitiba e tentar intervir, com os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, no Município que o grupo realizará as atividades, além de que também acredita que ganhará uma experiência única para sua vida, que é participar do Rondon.  

Ismael Horst Jr., 22 anos, cursando o 9º período de Medicina na UFPR. É guarapuavano com orgulho, "viciado" em futebol, gosta de tocar e ouvir musica mas, principalmente, gosta de se divertir e fazer muitos amigos. As vezes, é um pouco hiperativo. Espera que, com seus conhecimentos, possa contribuir ao máximo para a comunidade. Esta muito feliz por conhecer uma cultura diferente e fazer parte da historia do Projeto Rondon.

Leandro Nascimento Mantau, 22 anos, acredita que outro mundo é possível. É dedicado, trabalha e estuda para concretizar esse ideal. Está indo para o quarto ano de Direito na UFPR e sempre procurou trabalhar com a comunidade, dialogando com ela humildemente. É muito curioso e procura tirar de todas as experiências uma lição; gosta de conhecer pessoas novas, sair, viajar, cinema, teatro, esportes, música...e vai com esse espírito livre para o Rondon, pensando a universidade com o meu próximo, uma experiência única, com certeza...inesquecível! Pela Liberdade! Avante, chegaremos lá!
Ilhadaspeas038.jpg Leonardo Pereira dos Santos, 30 anos, formando em  Biologia e aventureiro nas horas vagas. Um cara que anda armado.. de grandes idéias e boas intenções. Ciclista, montanhista e mochileiro, esses são meus hobbies e meus objetivos de vida. Acredito que todos os estudantes, em particular os de Universidade pública, tem o dever de devolver a  sociedade um pouco do que aprenderam em sala de aula, até porque ensinando aprende-se em dobro. Isso me motivou a abrir mão de férias, família e descanso para trabalhar em uma cidade distante no Pará, além de ter a oportunidade de  conhecer uma nova cultura e novas pessoas dentro desse nosso gigante país. Selva e faca nos dentes! Quem sabe faz a hora....

Lorena Maria Laskoski, 22 anos, formanda em Pedagogia, já participou do Projeto Rondon no Vale do Ribeira em julho/2006, no Alfabetização Solidária na Bahia (2006) e na formação de líderes pela Pastoral da Criança desde 2003. É alegre, comunicativa e se inscreveu no Projeto Rondon porque confia na sua trajetória (mudanças e avanços para os municípios que nos recebem) e por acreditar que pode contribuir com sua experiência, além de aprender muito com o grupo.

Mariane Conceição Mendonça, 26 anos, formanda em Farmácia-Bioquímica. Gosta de trabalhar, aliás, é o seu principal hobby, e o que mais gosta em seu trabalho é a interação com a comunidade, ministrando palestras, brincando, conversando ou simplesmente fotografando (ai está outro dos seus hobbies... fotografar!). No Rondon, a expectativa não é só levar conhecimentos, mas de aprender muito, com a gente de Canaã, com a equipe rondonista e consigo mesma. Crescimento pessoal e profissional é o que almeja para si e seus amigos.

Thiago Moura Saura, 22 anos, cursando o quinto ano de Medicina na UFPR. Quando não está envolvido no apaixonante estudo da vida humana, utiliza o pouco tempo de folga tocando violão, dando aulas de guitarra, indo ao cinema etc. Vê no Projeto Rondon uma oportunidade de crescimento pessoal, dando os primeiros passos para a área na qual deseja atuar: a comunidade. PS: Vejam a cara de mau do Cid ao fundo...

Cid Aimbiré M. Santos (Coordenador), 50 anos, é Professor Titular de Farmacognosia do Curso de Farmácia da UFPR e rondonista desde 1978 (Madalena, RJ) e 1979 (Aurora do Norte - GO). Foi coordenador do Programa Universidade Solidária na UFPR em 2001 e 2002, com atuação em Caruari, AM, e está agora na Operação 2007 do Projeto Rondon para que os alunos da UFPR tenham a oportunidade de crescer na formação profissional e cidadã, acima de tudo.

 

A cidade

Canaã dos Carajás, o assentamento que virou município

História

O município de Canaã dos Carajás, Pará, nasceu a partir de um assentamento agrícola. O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do Pará, foi implantado a partir de 1982 pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do Governo Federal. O objetivo era atenuar os conflitos pela posse da terra na região, principalmente na área conhecida como Bico do Papagaio. Ao longo de três anos, 1.551 famílias foram assentadas na área que ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional, CEDERE. Até 1985, 816 famílias haviam recebido o título definitivo de terra. Porém, naquele mesmo ano, as atividades de assentamento dos sem-terra terminam e o GETAT é extinto. Só em outubro de 94, o CEDERE é desmembrado de Parauapebas e vira município - o de Canaã dos Carajás.

Seu nome tem origem bíblica e significa "Terra Prometida". A escolha é resultado da grande quantidade de evangélicos que moram na cidade. Canaã dos Carajás tem uma formação basicamente agrícola e sua economia gira em torno da cultura do arroz, milho e feijão. A agricultura é tão forte em Canaã que é comum ver nos núcleos urbanos do município a presença de pequenos roçados, hortas caseiras e escolares, destinados tanto ao consumo local, como também à merenda escolar. Mas a população de quase 11 mil habitantes também tira da pecuária o seu sustento. Essa atividade vem crescendo na região, tanto para o grande como pequeno produtor. O rebanho de aproximadamente 25 mil cabeças vai quase todo para o corte e, em menor volume, para a produção de leite. A indústria madeireira também é expressiva na região, rica em certas espécies, como o mogno. Sem falar do comércio, que proporciona aos produtores a negociação de seus produtos. Como a cidade ainda é muito recente, o setor de turismo é pouco explorado, mas pode contar com as belezas naturais como a sua maior atração.

Para saber mais sobre Canaã dos Carajás, visite http://www.canaadoscarajas.hpg.ig.com.br/

 

Informações

População 13.870 hab  (est. 2006)
Densidade 4,4 hab/km2
Altitude 210 metros
IDH 0,700 PNDU/2000
PIB R$ 175.946.444,00 (IBGE 2003)
PIB per capita R$ 14.055,48  (IBGE 2003)

 

O diário de bordo

    Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho da equipe da UFPR no Projeto Rondon 2007.

 

 

O trabalho

Saúde

Projeto Agentes Mirins:

Hanseníase:

Abuso de drogas: alcoolismo, tabagismo, outras drogas

Abuso infantil

Sexualidade

Doenças Sexualmente Transmissíveis

 

Educação

Feira de Ciências: Apresentações - dia 1  e  dia 2

Veja os experimentos coletados pelo Leonardo no seu Manual de Aulas Práticas (arquivos em formato PDF)

 

Ensino da matemática:

Jogo de Damas:

Jogo de Dominó

Inclusão Social

 

Cidadania

 

Apresentando o Conselho Tutelar

O Instituto Telemig Celular desenvolve um conjunto de iniciativas voltadas para o fortalecimento da capacidade dos Conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente para operar, elaborar e controlar políticas voltadas para a atenção aos direitos da criança e do adolescente. Para saber mais, acesse o Guia Passo a Passo do Instituto.

 

 

As fotos

    Seleção e treinamento

 

 

 

 

Para visualizar alguns documentos, é necessário ter instalado o Adobe Acrobat Reader.

Caso precise, faça o download do programa no link abaixo.