Curriculum

Lattes
Publicações
Página inicial

 

UFPR  Elizabeth Wegner Karas

Sempre estudei em escola pública. Cursei o ensino fundamental na Escola Estadual Professor Brandão e o ensino médio, no Colégio Estadual do Paraná (1980-1982), onde tive o prazer de ser aluna de Arlete Mendes, na disciplina de Matemática.

Em 1983, ingressei na faculdade para cursar Engenharia Cartográfica na UFPR e Matemática na PUCPR. Foi a professora Arlete quem me motivou a fazer graduação em Matemática, tendo pago, inclusive, minha inscrição no vestibular e as primeiras mensalidades da PUCPR.

Em 1986, iniciei estágio na Esteio, empresa de Engenharia e Aerolevantamentos, na área de Cartografia. No final daquele ano, concluí os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática na PUCPR.

Em 1987, ainda estudante de Engenharia, fui convidada a lecionar na PUCPR. Naquele ano, pela manhã, eu era estudante de Engenharia na UFPR; à tarde, estagiária na ESTEIO; e à noite, professora na PUCPR. No final de 1987, concluí o curso de Engenharia Cartográfica pela UFPR, como primeiro lugar da turma.

Em 1988, fui contratada pela ESTEIO como coordenadora de projetos, onde trabalhava durante o dia, e continuava lecionando na PUCPR à noite.

Em 1989, fiz um curso de especialização em Metodologia do Ensino Superior na PUCPR. Foi quando percebi que havia nascido para ser professora. Decidi seguir a carreira acadêmica, assumindo período integral na PUCPR, onde tive o prazer de trabalhar com o Prof. Celso Penteado Serra que desempenhou um papel importante na minha formação científica.

Em 1990, ingressei, via concurso público, como Professora do Departamento de Matemática da  Universidade Federal do Paraná.

De 1992 a 1994 fiz o curso de mestrado em Matemática Aplicada no IME - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. O título da dissertação foi "Iterações de Transformações Racionais Aplicada ao Método de Newton no Plano Complexo", sob orientação do Prof. Edson de Faria e apoio da CAPES.

Em 1997, publiquei o livro "Fractais gerados por sistemas dinâmicos complexos", em coautoria com Celso Penteado Serra, pela Editora Champagnat.

De 1997 a 2002, fiz o doutorado em co-tutela de tese entre a Universidade Federal de Santa Catarina - EPS-UFSC e a Université Panthéon Sorbonne - Paris I, sob orientação dos professores Clóvis Caesar Gonzaga e Jean-Charles Gilbert. Durante o doutoramento passei 12 meses no Institut National de Recherche en Informatique et Automatique - INRIA, em Rocquencourt, França, com apoio do CNPq. A tese "Exemplos de trajetória central mal comportada em otimização convexa e um algoritmo de filtros para programação não linear", foi submetida em português e em francês. O trabalho desenvolvido foi indicado ao prêmio de melhor tese de doutorado em Matemática, da Université PARIS I, Panthéon Sorbonne e em 2003, recebeu o prêmio Guilherme de La Penha, concedido pela SBMAC - Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, para a melhor tese em Matemática Aplicada.

De setembro de 2007 a janeiro de 2008 fiz um estágio de pós-doutoramento no Instituto de Tecnologia de Tóquio, através de projeto coordenado pelos professores Masaru Kojima e Mituhiro Fukuda. Registrei minha experiência no Japão através de fotos.

Fui bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq no período de 2009 a 2021.

De outubro de 2011 a janeiro de 2012 realizei um pós-doutoramento na Academia Chinesa de Ciências, através de projeto coordenado pelos professores Ya-Xiang Yuan e Jin Yun Yuan. Minha experiência na China foi documentada através de semanários.

De maio de 2012 a maio de 2014 e de maio de 2018 a fevereiro de 2020 estive na Coordenação do PPGM - Programa de Pós-graduação em Matemática da UFPR.

Em 2013, publiquei, em coautoria com Ademir Alves Ribeiro , o livro "Otimização Contínua: aspectos teóricos e computacionais", editado pela Cengage Learning. O coquetel de lançamento foi realizado com a presença de familiares, colegas e amigos.

Em 2018, fui promovida para Professora Titular da UFPR. A preparação do memorial descritivo e sua defesa pública proporcionaram um ótimo momento de reflexão sobre a trajetória acadêmica.

No biênio 2019/2020, coordenei o projeto "Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes", com financiamento do CNPq, envolvendo cinco escolas públicas. Um dos desdobramentos do projeto é a belíssima parceria estabelecida entre colegas, pesquisadoras e alunas, do Setor de Ciências Exatas consolidada pela realização da segunda edição do evento "Meninas nas Exatas: Por Elas para Todos".

Se quiser conhecer mais detalhes, acesse meu memorial ou meu lattes.



Para contato



Mande uma carta

Universidade Federal do Paraná
Departamento de Matemática
C. Politécnico - Jd. das Américas
Caixa Postal 19096
81531-980  Curitiba  -  PR
Brasil






Mande um e-mail

ewkaras@ufpr.br




Atualizado em 18/03/2021.