Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
Curso de Letras



Cultura e Ensino de Língua Estrangeira Moderna na Escola - HE892

Período: agosto a novembro de 2005

 

Profa Mariza Riva de Almeida   (gabinete 1024)

Horários:

HE 892 A: terça-feira, 10:30h as 12:00h       HE 892 B: terça-feira, 20:30h as 22:00h

               sexta-feira, 07:45h as 09:25h                      quarta-feira, 18:45h as 20:30h

 

Objetivo

Possibilitar uma visão crítica do papel da cultura no ensino das línguas estrangeiras através da leitura e discussão de diversos textos. Conscientizar os alunos da possibilidade de ampliação de conhecimento de mundo e de reflexão sobre sua própria cultura ao estudar e vivenciar novas culturas.

Programa                             Bibliografia mínima             Filmes            Músicas                      Textos                    Livros       

Material de apoio (arquivos e links)


Programa

Cultura x cultura

Diferentes aspectos culturais que permeiam o ensino de línguas estrangeiras – ajustamento social, choque cultural, motivação acadêmica, problemas de comunicação, comportamento ético/não ético, conceitos de pontualidade, conflitos interpessoais, discriminações e crenças ligadas a raças, religiões, tradições culturais entre outros

Seleção de textos que possam ser trabalhados em sala de aula com futuros alunos da disciplina, juntamente com atividades pertinentes que levem em consideração as visões de cultura das línguas estrangeiras alvo

Discussão de filmes e músicas que vem abordando temas culturais importantes

Elaboração de artigos relativos aos temas discutidos em sala de aula para eventual publicação

Etnografia; estudos etnográficos

Análise de materiais didáticos do ponto de vista da abordagem intercultural

 

Bibliografia mínima

CORBETT, J. An Intercultural Approach to English Language Teaching. Clevedon: Multicultural Matters, 2003.

FERGUSON, J. W. Teaching Culture in English: Why not? ADFL Bulletin 10, n4 (May 1979): 25-28.

KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of English as an International Language. London: Longman, 1984.

PULCINELLI (org). Política Lingüística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.

SCHULMAN, MYRA. Cultures in Contrast. Michigan: The University of Michigan Press, 2001.

Material de apoio (arquivos e links)

 

em Português

CONSCIENTIZAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

ETNOGRAFIA - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

Razão, reflexão e comunicação intercultural: buscando a qualidade de vida na sala de aula (ralph ings bannell - puc-rj)

A abordagem etnográfica na investigação científica (Carmen Lúcia Guimarães de Mattos - UERJ)

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS

“ELES COMEM CORNFLAKES, NÓS COMEMOS PÃO COM MANTEIGA”: ESPAÇOS PARA REFLEXÃO SOBRE CULTURA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Telma Gimenez - UEL)

PLURALIDADE CULTURAL: sugestão de atividade para o ensino fundamental

EM BUSCA DO RESGATE DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (Jeanne Paraná e Mariza Almeida)

Dia-a-dia Educação - Portal Educacional do Estado do Paraná

A PLURALIDADE CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR (Wilsa Maria Ramos)

'NÓS'E OS 'OUTROS': COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS INTERCULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Désirée Motta-Roth)

LINGUAGENS E PLURALIDADE CULTURAL (Maria Antonieta Antunes CunhaBertoni)

PLURALIDADE CULTURAL - O CONTEXTO E O ESPAÇO (Maria Aparecida Gaeta)

PROJETOS DE TRABALHO: PRÁTICA PEDAGÓGICA PLURAL (Mindé Badauy Menezes)

O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL (Sandra Kezen) 

 

em Inglês

INTERCOOLTURAL - for 'interculturally minded' learners and teachers who want to explore culture through communication in English

British Studies Web Pages for Teachers and Learners of English in Poland

British Council (Brazil) ELT Online Community

Cultural Awareness in Language Teaching (Mariza Almeida, pp presentation)

Practical ethnography (John Corbett)

Exploring Non-Verbal Communication

The Flat Stanley Project - an international literacy and communications activity for primary and junior students, teachers and families

The Importance Of Teaching Culture In The Foreign Language Classroom (Dimitrios Thanasoulas)

 

Atividades desenvolvidas pelos participantes da disciplina

Músicas

Modelo para produção de atividades interculturais explorando músicas

Hallo Blumenau

Uns iguais aos outros

Maria, Maria

Cariocas

The book is on the table

Come fa un’onda

Boys don´t cry

10,000 years (ouça a música aqui)

Black or white

Um índio

De amor y de casualidad

 

Filmes

Modelo para produção de atividades interculturais explorando filmes

Good Bye Lenin

Was tun wenn´s brennt?

What a girl wants

O Último Samurai

Stealing Beauty

Mar Adentro

Natureza Quase Humana

Spanglish

 

Textos

Modelo para produção de atividades interculturais explorando textos

Estatísticas

Oma Schmidt

The Wrong Stuff

Mafalda

Andragogia: a aprendizagem nos adultos

Para não fazer feio em outro país

Curitiba: The Experience

 

Livros

Modelo para análise de material didático sob a perspectiva intercultural

Qui Italia

Themen Aktuell 1

Themen Neu 2