Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
Curso de Letras



Cultura e Ensino de Língua Estrangeira Moderna na Escola - HE892

Período: de agosto a dezembro de 2006

Profa Mariza Riva de Almeida 

marizalmeida@ufpr.br 

GABINETE 1024

Quem somos:

 

Horários:

 

HE 892 A: terça­feira, 10h30 - 12h00    HE 892 B: terça-feira, 20h30 - 22h00

               sexta-feira, 07h45 - 09h25                 quarta-feira, 18h30 - 20h25

 

SALA: DERIEL

 

Objetivos

 

Possibilitar uma visão crítica do papel da cultura no ensino das líguas estrangeiras através da leitura e discussão de diversos textos.Conscientizar os alunos da possibilidade de ampliação de conhecimento de mundo e de reflexão sobre sua própria cultura ao estudar e vivenciar novas culturas.

 

Atividades desenvolvidas

 

Filmes

Livros didáticos

Músicas

Textos

Material de apoio (arquivos e links)


Programa

Programa Versão para impressão

 

Bibliografia mínima

 

CORBETT, J. An Intercultural Approach to English Language Teaching. Clevedon: Multicultural Matters, 2003.

FERGUSON, J. W. Teaching Culture in English: Why not? ADFL Bulletin 10, n4 (May 1979): 25-28.

KRAMSCH, C. Context and Culture in Language TeachingOxford: Oxford University Press, 1993.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico.. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of English as an International Language. London: Longman, 1984.

PULCINELLI (org). Política Linguística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.

SCHULMAN, MYRA. Cultures in Contrast. Michigan: The University of Michigan Press, 2001.

 

 

Material de apoio (arquivos e links)

 

em português

CONSCIENTIZAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

ETNOGRAFIA - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

RaZÃO reflexÃO e comunicaÇÃO intercultural: buscando a qualidade de vida na sala de aula (ralph ings bannell - puc-rj)

Atividades para o texto de Ralph Bannell

A abordagem etnogrÁFICA na investigaÇÃO cientÍFIca (Carmen LÚcia GuimarÃes de Mattos -UERJ)

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS

ELES COMEM CORNFLAKES, NÓS COMEMOS PÃO COM MANTEIGA: ESPAÇOS PARA REFLEXÃO SOBRE CULTURA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Telma Gimenez - UEL)

PLURALIDADE CULTURAL: sugestão de atividade para o ensino fundamental

EM BUSCA DO RESGATE DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (Jeanne Paraná & Mariza Almeida)

Dia-a-dia Educação - Portal Educacional do Estado do Paraná

A PLURALIDADE CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR (Wilsa Maria Ramos)

"NÓS" E OS "OUTROS": COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS INTERCULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Désirée Motta-Roth)

LINGUAGENS E PLURALIDADE CULTURAL (Maria Antonieta Antunes CunhaBertoni)

PLURALIDADE CULTURAL - O CONTEXTO E O ESPAÇO (Maria Aparecida Gaeta)

PROJETOS DE TRABALHO: PRÁTICA PEDAGÓGICA PLURAL (Mindé Badauy Menezes)

O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS- De Código a Discurso (Clarissa Menezes Jordão­UFPR)

O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL (Sandra Kezen)

O ensino de LEM no Brasil

O Garotinho

Ritos Corporais

A pesquisa etnográfica como construção discursiva

 

 

em inglês

INTERCOOLTURAL - for 'interculturally minded' learners and teachers who want to explore culture through communication in English

British Studies Web Pages for Teachers and Learners of English in Poland

British Council (Brazil) ELT Online Community

Cultural Awareness in Language Teaching (Mariza Almeida, pp presentation)

Practical ethnography (John Corbett)

Exploring Non-Verbal Communication

The Flat Stanley Project - an international literacy and communications activity for primary and junior students, teachers and families

The Importance Of Teaching Culture In The Foreign Language Classroom (Dimitrios Thanasoulas)

 

 

Atividades desenvolvidas pelos participantes da disciplina

 

Estudos de cunho etnográfico

Modelo para produção do estudo de cunho etnográfico

Um exemplo: Falantes de Três Idiomas

O uso do Português língua materna em aulas de língua estrangeira

Preconceito entre Estrangeiros no Ensino de PLE

Homossexualidade e ensino de línguas

O nível cultural dos taxistas de Curitiba

Utilidades e benefícios da prática das Artes Marciais Chinesas

Nível de impacto cultural sentido pelos estrangeiros ao chegarem no Brasil

A visão do aluno oriundo do provar em relação ao curso de Letras da UFPR

 

 

Filmes

Modelo para produção de atividades interculturais explorando filmes

Um exemplo: A Festa de Babette

O gosto dos outros (Le gout des autres)

Formiguinha Z

Stupeur et Tremblements

Buena Vista Social Club

Click

Como água para chocolate

Spanglish

O outro lado da nobreza

Adeus, Lenin!

A casa dos espíritos

Sociedade dos poetas mortos

Casa de Areia e Névoa

O último Samurai

Mercador de Veneza

Good bye, Lenin

Doze é demais

Clube do Imperador

Hotel Rwanda

Crash-No Limite

Muito além do jardim

 

A Vida em Preto e Branco

 

Contra a Parede

Chocolate

Passagem para Índia

Dança com Lobos

 

Livros

Modelo para análise de material didático sob a perspectiva intercultural

 

Análises desenvolvidas:

RAISE THE ISSUES - AN INTEGRATED APPROACH TO CRITICAL THINKING

AVENIDA BRASIL 2: CURSO BÁSICO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIRO

LET'S TALK 3

LET'S TALK

ESPRESSO - CORSO DI ITALIANO 1

EM NEU BRÜCKENKURS

ASÍ ME GUSTA 1

VIAJE AL ESPAÑOL

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL-INGLÊS

ANCHE IN ITALIANO

NEW INTERCHANGE

!Vale! - 2

Gente - 2

THEMEN AKTUELL 1

 

Músicas

Modelo para produção de atividades interculturais explorando músicas

Um exemplo: A Casa

Clandestino

Aurélie

Não uso sapatos

Ebony and ivory

América

Façamos (vamos amar)

Beautiful

Inzame de prósta

Chiclete com banana

Mulheres de Atenas

Mulher(sexo frágil)

Tudo Vira Bosta

A novidade

Don´t let me get me

REDEMPTION SONG

 

Inconsciente colectivo

 

Colores, colores

 

Saiba

Lourinha Bombril

Todo cambia

Ulalena

Ketsumeishi

Pride

 

 

Textos

Modelo para produção de atividades interculturais explorando textos

 

Links interessantes e outros:

Playback Espetacular

De Pato Branco a Luanda

Zoom na sua vida

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL - UNESCO

 

 

 

 

 

 

 

voltar ao topo