Programa
Programa
Versão para impressão
Coleta
de Dados
Compreensão de Conceitos ligados à Interculturalidade e
sua Aplicação no Ensino de Línguas Estrangeiras
Bibliografia
mínima
CORBETT, J. An Intercultural
Approach to English Language Teaching. Clevedon:
Multicultural Matters, 2003.
FERGUSON,
J. W. Teaching Culture in English: Why not? ADFL Bulletin 10,
n4 (May 1979): 25-28.
KRAMSCH, C. Context
and Culture in Language TeachingOxford: Oxford University Press, 1993.
LAPLANTINI,
Fraçois. Aprender AntropologiaBrasilia:Zahar Ed. Brasiliense, 1993.
LARAIA, Roque
de Barros. Cultura:
um conceito antropológico.Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Editor, 1986.
MARCONI, Marina
de Andrade. Antropologia,
uma introdução.S.Paulo: Ed. Atlas, 1989.
PENNYCOOK, A. The
Cultural Politics of English as an International Language. London:
Longman, 1984.
PULCINELLI (org). Política Linguística
na América Latina.
Campinas:
Pontes, 1988.
SCHULMAN, MYRA. Cultures
in Contrast. Michigan: The University
of Michigan Press,
2001.
Material
de apoio (arquivos e links)
em português
CONSCIENTIZAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO
DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT
ETNOGRAFIA - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT
RaZÃO reflexÃO e comunicaÇÃO intercultural: buscando a qualidade de vida na sala de aula (ralph ings
bannell - puc-rj)
Atividades para o texto de Ralph Bannell
A abordagem etnogrÁFICA na investigaÇÃO cientÍFIca (Carmen
LÚcia GuimarÃes de Mattos -UERJ)
A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS
ELES
COMEM CORNFLAKES, NÓS COMEMOS PÃO COM MANTEIGA: ESPAÇOS PARA REFLEXÃO
SOBRE CULTURA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Telma
Gimenez - UEL)
PLURALIDADE CULTURAL: sugestão de atividade para o
ensino fundamental
EM BUSCA DO RESGATE DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS
ESTRANGEIRAS (Jeanne Paraná & Mariza
Almeida)
Dia-a-dia Educação - Portal
Educacional do Estado do Paraná
A PLURALIDADE CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO
PROFESSOR (Wilsa Maria Ramos)
"NÓS" E OS "OUTROS": COMPETÊNCIAS
COMUNICATIVAS INTERCULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Désirée
Motta-Roth)
LINGUAGENS E PLURALIDADE CULTURAL (Maria Antonieta
Antunes CunhaBertoni)
PLURALIDADE CULTURAL - O CONTEXTO E O ESPAÇO (Maria
Aparecida Gaeta)
PROJETOS DE TRABALHO: PRÁTICA PEDAGÓGICA PLURAL (Mindé
Badauy Menezes)
O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS- De Código a Discurso
(Clarissa Menezes JordãoUFPR)
O ENSINO
DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL (Sandra Kezen)
O ensino de LEM no Brasil
O Garotinho
Ritos Corporais
A pesquisa
etnográfica como construção discursiva
em inglês
INTERCOOLTURAL
- for 'interculturally minded' learners and
teachers who want to explore culture through communication in English
British Studies Web Pages for Teachers and Learners of English in
Poland
British
Council (Brazil) ELT Online Community
Cultural Awareness in Language Teaching (Mariza
Almeida, pp presentation)
Practical ethnography (John Corbett)
Exploring
Non-Verbal Communication
The Flat
Stanley Project - an international literacy and communications activity
for primary and junior students, teachers and families
The Importance Of Teaching Culture In
The Foreign Language Classroom (Dimitrios
Thanasoulas)
Atividades desenvolvidas pelos participantes da disciplina
Estudos de cunho etnográfico
Modelo para produção do
estudo de cunho etnográfico
Atividades elaboradas pelos
participantes da disciplina:
-A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E CULTURA EM UM COLÉGIO BILÍNGUE
- O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM
CURITIBA
- Os Jovens Brasileiros
e a Língua Inglesa
- Estudo de cunho
etnográfico sobre alunos de origem popular
- O estudo de inglês
como necessidade e a percepção da cultura-alvo - Gráficos do estudo
- Vida Acadêmica X RU: identificando a real presença
do restaurante universitário
na vida de estudantes de Letras da UFPR
- Perfil sócio-econômico
dos alunos de Letras da UFPR
- PANORAMA CULTURAL DE CURITIBA E AS CONTRIBUIÇÕES DOS IMIGRANTES:
PRESENÇA DA CULTURA JAPONESA
- A relação do aluno
de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol
Filmes
Modelo para produção de atividades interculturais
explorando filmes
Atividades
elaboradas pelos participantes da disciplina:
A História de Nós Dois
Spanglish
Espanglês
Crash – No Limite
(atividade 1)
Crash – No Limite
(atividade 2)</< SPAN>
Da magia à sedução</< SPAN>
L´Auberge Espagnole (atividade 1)
L´Auberge Espagnole (atividade 2)
A Família da Noiva </< SPAN>
Bossa Nova
Depuis qu’Otar est
parti
Babel
Casamento Grego (atividade 1)
Casamento Grego (atividade 2)
O Último Imperador
Machuca
La Comunidad
O Terminal (atividade 1)
O Terminal(atividade 2)</< SPAN>
Encontros e Desencontros (Lost In Translation)
Um Filme Falado
OS Anjos da Guerra(Edges of The Lord)
As Crônicas de Nárnia – O Leão, a
Feiticeira e o Guarda-Roupa
Uma Mente Brilhante
O ano em que meus pais saíram de feiras
A passage to India
Livros
Modelo para análise de material didático sob a perspectiva intercultural
Análises desenvolvidas:
American Headway 1
A FONDO 2: Curso de
español lengua extranjera
CHANGING SKIES
CIVILISATION PROGRESSIVE DU
FRANÇAIS
Conversation LESSONS - THE
NATURAL LANGUAGE OF CONVERSATION AN INTERMEDIATE COURSE
Deutsch Buch 1 und Deutsch Buch
Im Alltag 1 plus CDs
Español para niños:
Bienvenidos
Español sin Fronteras
GRAMMAR IN CONTEXT 2
HACIA EL ESPAÑOL
Let`s Talk 1 (Student`s book)
Let`s Talk 2
LIBRE ÉCHANGE 1 – MÉTHODE DE
FRANÇAIS Nouvelle édition
MEGATRENDS
New Interchange
Opening Strategies
USO de la Gramática
Española – Elemental
Músicas
Modelo para produção de atividades interculturais
explorando músicas
Atividades
elaboradas pelos participantes da disciplina:
Família
La Lune de Gorée
Souvenir
Cruz de Navajas
Miséria S/A
Flowers
Through her Eyes
Volte para o seu lar
Maritornes
Yellow Submarine (O submarino amarelo)
Águas de Março
No Rancho Fundo
Proud Mary
London, London
She Moved Through the Fair
One in a Million
Gracias a la vida
Haru ga kita (Veio a Primavera)
Canto de
Xangô
Good Monsters
ALMA NÃO TEM
COR
3R
Textos
Modelo para
produção de atividades interculturais
explorando textos
Links interessantes e outros:
PlaybackEspetacular
De Pato Branco a Luanda
Zoom na sua
vida
DECLARAÇÃO
UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL - UNESCO
Bolívar,
Uncle Sam e as línguas estrangeiras
Oficina de Etnografia: Espaço de discussão
transdisciplinar sobre questões de método e técnicas de investigação, com
enfoque primordial na Etnografia.
Está
chateado?
Forum on
Intercultural Dialogue: Discussion paper based on the Forum
Emoticons
refletem diferenças culturais, diz estudo
Quase
pretos, quase brancos: entrevista com a antropóloga Lilia Schwarcz
Palestra sobre Angola:
O RETRATO DA PAZ...