Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
Curso de Letras



Cultura e Ensino de Língua Estrangeira Moderna na Escola - HE892

Período: de fevereiro a julho de 2007

Profa Mariza Riva de Almeida 

marizalmeida@ufpr.br 

GABINETE 1024

Horários:

 

HE 892 A: terça­feira, 10h30 - 12h00    HE 892 B: terça-feira, 20h30 - 22h00

               sexta-feira, 07h45 - 09h25                 quarta-feira, 18h30 - 20h25

 

SALA: DERIEL

 

QUEM SOMOS:

Turma da manhã:

Turma da noite:

<

 

Objetivos

 

Possibilitar uma visão crítica do papel da cultura no ensino das líguas estrangeiras através da leitura e discussão de diversos textos.Conscientizar os alunos da possibilidade de ampliação de conhecimento de mundo e de reflexão sobre sua própria cultura ao estudar e vivenciar novas culturas.

 

Atividades desenvolvidas

Estudos de cunho etnográfico

Filmes

Livros didáticos

Músicas

Textos

Material de apoio (arquivos e links)


Programa

Programa Versão para impressão


Coleta de Dados

Compreensão de Conceitos ligados à Interculturalidade e sua Aplicação no Ensino de Línguas Estrangeiras

 

Bibliografia mínima

 

CORBETT, J. An Intercultural Approach to English Language Teaching. Clevedon: Multicultural Matters, 2003.

FERGUSON, J. W. Teaching Culture in English: Why not? ADFL Bulletin 10, n4 (May 1979): 25-28.

KRAMSCH, C. Context and Culture in Language TeachingOxford: Oxford University Press, 1993.

LAPLANTINI, Fraçois. Aprender AntropologiaBrasilia:Zahar Ed. Brasiliense, 1993.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade. Antropologia, uma introdução.S.Paulo: Ed. Atlas, 1989.

PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of English as an International Language. London: Longman, 1984.

PULCINELLI (org). Política Linguística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.

SCHULMAN, MYRA. Cultures in Contrast. Michigan: The University of Michigan Press, 2001.

 

 

Material de apoio (arquivos e links)

 

em português

CONSCIENTIZAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

ETNOGRAFIA - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

RaZÃO reflexÃO e comunicaÇÃO intercultural: buscando a qualidade de vida na sala de aula (ralph ings bannell - puc-rj)

Atividades para o texto de Ralph Bannell

A abordagem etnogrÁFICA na investigaÇÃO cientÍFIca (Carmen LÚcia GuimarÃes de Mattos -UERJ)

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS

ELES COMEM CORNFLAKES, NÓS COMEMOS PÃO COM MANTEIGA: ESPAÇOS PARA REFLEXÃO SOBRE CULTURA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Telma Gimenez - UEL)

PLURALIDADE CULTURAL: sugestão de atividade para o ensino fundamental

EM BUSCA DO RESGATE DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (Jeanne Paraná & Mariza Almeida)

Dia-a-dia Educação - Portal Educacional do Estado do Paraná

A PLURALIDADE CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR (Wilsa Maria Ramos)

"NÓS" E OS "OUTROS": COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS INTERCULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Désirée Motta-Roth)

LINGUAGENS E PLURALIDADE CULTURAL (Maria Antonieta Antunes CunhaBertoni)

PLURALIDADE CULTURAL - O CONTEXTO E O ESPAÇO (Maria Aparecida Gaeta)

PROJETOS DE TRABALHO: PRÁTICA PEDAGÓGICA PLURAL (Mindé Badauy Menezes)

O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS- De Código a Discurso (Clarissa Menezes Jordão­UFPR)

O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL (Sandra Kezen)

O ensino de LEM no Brasil

O Garotinho

Ritos Corporais

A pesquisa etnográfica como construção discursiva

 

 

em inglês

INTERCOOLTURAL - for 'interculturally minded' learners and teachers who want to explore culture through communication in English

British Studies Web Pages for Teachers and Learners of English in Poland

British Council (Brazil) ELT Online Community

Cultural Awareness in Language Teaching (Mariza Almeida, pp presentation)

Practical ethnography (John Corbett)

Exploring Non-Verbal Communication

The Flat Stanley Project - an international literacy and communications activity for primary and junior students, teachers and families

The Importance Of Teaching Culture In The Foreign Language Classroom (Dimitrios Thanasoulas)

 

 

Atividades desenvolvidas pelos participantes da disciplina

 

Estudos de cunho etnográfico

Modelo para produção do estudo de cunho etnográfico

 

Atividades elaboradas pelos participantes da disciplina:
-A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E CULTURA EM UM COLÉGIO BILÍNGUE
- O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA
- Os Jovens Brasileiros e a Língua Inglesa
- Estudo de cunho etnográfico sobre alunos de origem popular
- O estudo de inglês como necessidade e a percepção da cultura-alvo - Gráficos do estudo
- Vida Acadêmica X RU: identificando a real presença do restaurante universitário na vida de estudantes de Letras da UFPR
- Perfil sócio-econômico dos alunos de Letras da UFPR
- PANORAMA CULTURAL DE CURITIBA E AS CONTRIBUIÇÕES DOS IMIGRANTES: PRESENÇA DA CULTURA JAPONESA
- A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol

 

Filmes

Modelo para produção de atividades interculturais explorando filmes

 

Atividades elaboradas pelos participantes da disciplina:
A História de Nós Dois

Spanglish
Espanglês
Crash – No Limite (atividade 1)
Crash – No Limite (atividade 2)</< SPAN>
Da magia à sedução</< SPAN>
L´Auberge Espagnole (atividade 1)
L´Auberge Espagnole (atividade 2)
A Família da Noiva </< SPAN>
Bossa Nova
Depuis quOtar est parti
Babel
Casamento Grego (atividade 1)
Casamento Grego (atividade 2)
O Último Imperador
Machuca
La Comunidad
O Terminal (atividade 1)
O Terminal(atividade 2)</< SPAN>
Encontros e Desencontros (Lost In Translation)
Um Filme Falado
OS Anjos da Guerra(Edges of The Lord)
As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Uma Mente Brilhante
O ano em que meus pais saíram de feiras
A passage to India

 

 

 

Livros

Modelo para análise de material didático sob a perspectiva intercultural

Análises desenvolvidas:

American Headway 1

A FONDO 2: Curso de español lengua extranjera

CHANGING SKIES

CIVILISATION PROGRESSIVE DU FRANÇAIS

Conversation LESSONS - THE NATURAL LANGUAGE OF CONVERSATION AN INTERMEDIATE COURSE

Deutsch Buch 1 und Deutsch Buch Im Alltag 1 plus CDs

Español para niños: Bienvenidos

Español sin Fronteras

GRAMMAR IN CONTEXT 2

HACIA EL ESPAÑOL

Let`s Talk 1 (Student`s book)

Let`s Talk 2

LIBRE ÉCHANGE 1 – MÉTHODE DE FRANÇAIS Nouvelle édition

MEGATRENDS

New Interchange

Opening Strategies

USO de la Gramática Española – Elemental

 

Músicas

Modelo para produção de atividades interculturais explorando músicas

Atividades elaboradas pelos participantes da disciplina:
Família
La Lune de Gorée
Souvenir
Cruz de Navajas
Miséria S/A
Flowers
Through her Eyes
Volte para o seu lar
Maritornes
Yellow Submarine (O submarino amarelo)
Águas de Março
No Rancho Fundo
Proud Mary
London, London
She Moved Through the Fair
One in a Million
Gracias a la vida
Haru ga kita (Veio a Primavera)
Canto de Xangô
Good Monsters
ALMA NÃO TEM COR
3R

 

 

Textos

Modelo para produção de atividades interculturais explorando textos

 

Links interessantes e outros:

PlaybackEspetacular

De Pato Branco a Luanda

Zoom na sua vida

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL - UNESCO

Bolívar, Uncle Sam e as línguas estrangeiras

Oficina de Etnografia: Espaço de discussão transdisciplinar sobre questões de método e técnicas de investigação, com enfoque primordial na Etnografia.

Está chateado?

Forum on Intercultural Dialogue: Discussion paper based on the Forum

Emoticons refletem diferenças culturais, diz estudo

Quase pretos, quase brancos: entrevista com a antropóloga Lilia Schwarcz

 

Palestra sobre Angola:
O RETRATO DA PAZ...

 

 

 

 

 

 

 

voltar ao topo