Programa
Programa
Versão para impressão
Coleta de Dados
Compreensão de Conceitos
ligados à Interculturalidade e sua Aplicação no
Ensino de Línguas Estrangeiras
Bibliografia mínima
CORBETT, J. An Intercultural Approach to English
Language Teaching. Clevedon:
Multicultural Matters,
2003.
CUCHE, D. A noção de
cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002
ERGUSON , J. W. Teaching
Culture in English: Why not? ADFL
Bulletin 10, n4 (May
1979): 25-28.
GEERTZ,
C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989
KUPER, A. Cultura a visão dos antropólogos. Bauru: São
Paulo, 2002
KRAMSCH, C. Context and Culture in
Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.
LAPLANTINI,
F. Aprender Antropologia. Brasília:
Zahar Ed. Brasiliense, 1993.
LARAIA,
R.B. Cultura: um
conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Editor, 1986.
MARTINS,
Ferreira. Como usar a música em sala de aula. Editora
Contexto.
MATTELART, A;
NEVEU, E. Introdução aos estudos
culturais. São Paulo:
Parábola Editorial, 2004
MARCONI,
M. Antropologia, uma introdução. São Paulo: Ed. Atlas,
1989.
PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of
English as an International Language. London:
Longman, 1984.
BANDEIRA,
Pedro. O Fantástico mistério de Feiurinha: teatro. 1a ed. São Paulo: FTD, 2001. (Coleção
literatura em minha casa; v.5)
PULCINELLI
(org). Política
Lingüística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.
SCHULMAN, M . Cultures in Contrast. Michigan: The University of Michigan
Press, 2001.
Material de apoio (arquivos e links):
Em português
- CONSCIENTIZAÇÃO
INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT
- ETNOGRAFIA - APRESENTAÇÃO
EM POWERPOINT
- RAZÃO
REFLEXÃO E COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL: BUSCANDO
A QUALIDADE DE VIDA NA SALA DE AULA (RALPH INGS BANNELL - PUC-RJ)
- ATIVIDADES PARA O TEXTO DE
RALPH BANNELL
- A ABORDAGEM ETNOGRÁFICA NA
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (CARMEN LÚCIA GUIMARÃES DE MATTOS
-UERJ)
- A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS
TRÊS PORQUINHOS
- ELES COMEM CORNFLAKES, NÓS COMEMOS PÃO COM MANTEIGA:
ESPAÇOS PARA REFLEXÃO SOBRE CULTURA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (TELMA
GIMENEZ - UEL)
- PLURALIDADE CULTURAL:
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
- EM BUSCA DO RESGATE DA
CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (JEANNE PARANÁ &
MARIZA ALMEIDA)
- DIA-A-DIA EDUCAÇÃO - PORTAL
EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ
- A PLURALIDADE CULTURAL E A
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR (WILSA MARIA RAMOS)
- "NÓS" E OS
"OUTROS": COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS INTERCULTURAIS NO ENSINO
DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (DÉSIRÉE MOTTA-ROTH)
- LINGUAGENS E PLURALIDADE
CULTURAL (MARIA ANTONIETA ANTUNES CUNHABERTONI)
- PLURALIDADE CULTURAL - O
CONTEXTO E O ESPAÇO (MARIA APARECIDA GAETA)
- PROJETOS DE TRABALHO: PRÁTICA
PEDAGÓGICA PLURAL (MINDÉ BADAUY MENEZES)
- O ENSINO DE LÍNGUAS
ESTRANGEIRAS- DE CÓDIGO A DISCURSO (CLARISSA MENEZES JORDÃO - UFPR)
- O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
NO BRASIL (SANDRA KEZEN)
- O ENSINO DE LEM NO BRASIL
- O GAROTINHO
- RITOS CORPORAIS
-
A PESQUISA ETNOGRÁFICA COMO CONSTRUÇÃO DISCURSIVA
- LOS MATERIALES PARA
LAS CLASES DE ESPAÑOL EN UN CONTEXTO MULTICULTURAL
Em inglês
-
BRITISH COUNCIL (BRAZIL) ELT ONLINE
COMMUNITY
-
BRITISH STUDIES WEB PAGES FOR TEACHERS AND
LEARNERS OF ENGLISH IN POLAND
-
CULTURAL AWARENESS IN LANGUAGE
TEACHING (MARIZA ALMEIDA, PP PRESENTATION)
-
EXPLORING NON-VERBAL COMMUNICATION
-
INTERCOOLTURAL -
FOR 'INTERCULTURALLY MINDED' LEARNERS AND TEACHERS WHO WANT TO EXPLORE
CULTURE THROUGH COMMUNICATION IN ENGLISH
-
PRACTICAL
ETHNOGRAPHY (JOHN CORBETT)
-
THE FLAT STANLEY PROJECT - AN INTERNATIONAL
LITERACY AND COMMUNICATIONS ACTIVITY FOR PRIMARY AND JUNIOR STUDENTS,
TEACHERS AND FAMILIES
-
THE IMPORTANCE OF TEACHING CULTURE IN
THE FOREIGN LANGUAGE CLASSROOM (DIMITRIOS THANASOULAS)
Atividades
desenvolvidas pelos participantes da disciplina:
Estudos de cunho etnográfico:
A MORTE NAS RELIGIÕES
ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE
HÁBITOS DE LEITURA DE PROFESSORES DE
ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO PARANÁ MIGRANTES PARANAENSES EM CURITIBA
O PROFESSOR E O COMPUTADOR
PALAVRÃO: OBSCENIDADE OU CONTEÚDO
LINGÜÍSTICO NA SALA DE AULA
Perfil das Funcionárias da Limpeza da
Reitoria
Filmes:
Atividades elaboradas pelos participantes da disciplina:
AS CINZAS DE ÂNGELA (ANGELA’S ASHES)
CINEMA, ASPIRINAS® E URUBUS
CASAMENTO GREGO
CLICK
COACH CARTER (TREINO PARA A VIDA)
ELEFANTE (Elephant)
FIDEL DIGAN LA
VERDAD
GABBEH
GREGORS
GRÖSSTE ERFINDUNG
HAPPY FEET
– O PINGÜIM
LOST IN TRANSLATION (ENCONTROS E DESENCONTROS)
MISSISSIPI EM CHAMAS (MISSISSIPI BURNING)
NOVA YORK SITIADA (THE SIEGE)
O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA
O ESPELHO TEM DUAS FACES
O ÚLTIMO SAMURAI (The Last Samurai)
OS SIMPSONS – O FILME
SOB O CÉU DO LÍBANO
SPANGLISH
– ANÁLISE 1
SPANGLISH
– ANÁLISE 2
UNDER THE TUSCAN SUN (SOB O SOL DA TOSCANA)
VEM DANÇAR (TAKE
THE LEAD)
Livros:
CLAVE DE SOL
EM – BRÜCKENKURS
ENGLISH CLIPS 6
ESPAÑOL EN MARCHA 1
ESPRESSO - atividade 1
ESPRESSO - atividade 2
GREAT!
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL-
INGLÊS
LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO – ANÁLISE 1 (Inglês)
LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO – ANÁLISE 2 (Inglês, Francês e
Português)
NEW PASSWORD
NUEVO ESPAÑOL SIN
FRONTERAS 1
PORTUGUÊS PARA
ESTRANGEIROS
POWER ENGLISH
RÉFLETS –
MÉTHODE DE FRANÇAIS 1
SKYLINE 1
START UP – ANÁLISE
1
START UP – ANÁLISE
2
TAKE YOUR TIME – ANÁLISE 1
TAKE YOUR TIME – ANÁLISE 2
THEMEN AKTUELL I
THEMEN AKTUELL II
TOUT VA BIEN
Músicas:
AMERICAN IDIOT
AMERIKA
AMISH PARADISE
AQUARELA
BORN IN THE USA
CAROLINA IN MY MIND
C’ERA UN RAGAZZO CHE COME ME AMAVA I BEATLES E I
ROLLING STONES
CHE.R.RY
COLORES, COLORES
DE AMOR Y DE CASUALIDAD
DEBAIXO
DOS CARACÓIS DOS SEUS CABELOS
DESAPARICIONES
GAROTA
DE IPANEMA
GESÚ
BAMBINO
I AIN'T
GOIN DOWN
LA
CAMISA NEGRA
LAVAGEM
CEREBRAL
LONDON
LONDON
QUERELAS
DO BRASIL
SAMBA
DO APPROACH
SHE’S LEAVING HOME
SUNDAY, BLOODY SUNDAY
TABU
ZALUZEJO
Textos:
Modelo para elaboração de atividades interculturais
explorando textos
Links interessantes e outros:
-
BOLÍVAR, UNCLE SAM E AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
-
DE
PATO BRANCO A LUANDA
-
DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL - UNESCO
-
EMOTICONS REFLETEM DIFERENÇAS CULTURAIS, DIZ ESTUDO
-
ESTÁ CHATEADO?
-
ESTRANGEIRISMOS – MÚSICA
-
FORUM ON INTERCULTURAL DIALOGUE: DISCUSSION PAPER BASED ON
THE FORUM
- GLOSAS DIDÁCTICAS: revista eletrônica
internacional dedicadas a temas relacionados com o ensino e
aprendizagem de línguas e suas culturas
- O MISTÉRIO DOS PIRAHÃS: TRIBO DA AMAZÔNIA QUE NÃO CONHECE OS
NÚMEROS DESAFIA AS TEORIAS
SOBRE A FORMAÇÃO DOS IDIOMAS
- OFICINA
DE ETNOGRAFIA: ESPAÇO DE DISCUSSÃO TRANSDISCIPLINAR SOBRE QUESTÕES DE
MÉTODO E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO, COM ENFOQUE PRIMORDIAL NA ETNOGRAFIA.
-
PLAYBACKESPETACULAR
-
QUASE PRETOS, QUASE BRANCOS: ENTREVISTA COM A ANTROPÓLOGA
LILIA SCHWARCZ
-
ZOOM NA SUA VIDA
- RESPEITANDO AS
OPÇÕES DOS OUTROS
|