Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
Curso de Letras



Cultura e Ensino de Língua Estrangeira Moderna na Escola - HE892

Período: de agosto a dezembro de 2007

 

Profa Mariza Riva de Almeida 

marizalmeida@ufpr.br 

GABINETE 1024

 

Horários:

HE 892 A: terça­feira, 10h30 - 12h00

                sexta-feira, 07h45 - 09h25

HE 892 B: terça-feira, 20h30 - 22h00

               quarta-feira, 18h30 - 20h25

SALA: DERIEL

 

 

Objetivos:

Possibilitar uma visão crítica do papel da cultura no ensino das línguas estrangeiras através da leitura e discussão de diversos textos. Conscientizar os alunos da possibilidade de ampliação de conhecimento de mundo e de reflexão sobre sua própria cultura ao estudar e vivenciar novas culturas.

Quem somos nós:

A TURMA DA MANHÃ

 

 

1 - Yukako; 2 - Cecília Simone Reydams; 3- Helio Ribeiro de Santana; 4 - ; 5 - Miguel Angel Rodriguez Silva; 6 - ; 7 - Cássio Dandoro C. Ferreira; 8 - João Paulo Partala; 9 - ; 10 - Takuya; 11 – Nathalie; 12 - Mariane Spessatto Granado Moura; 13 - ; 14 - Suzana de Carvalho Lima; 15 - Fernanda Luci Baukat Silveira; 16 - Karen Marinho da Rocha Lourdes; 17 - ; 18 - Mariza

Saionara Gisele Souza Coutinho

Vanessa Gehlen

Elizete

Aguinaldo Roberto Moreira

Aryane Braun

 

 

A TURMA DA NOITE

1 - Alice F. Fernandes; 2 - Paula Andreia Petry; 3 - Leny Gallego Donda ; 4 - Maria Salete Milanez; 5 - Idair Marchi Furtado ; 6 - Maria Cândida Gramkow; 7 - Ana Lucia Chichanoski Nishimoto ; 8 - Sonia T. Dalpissol Pereira; 9 - Jucimara do Rocio Miranda ; 10 - Luciane Santos Franze; 11 - Solange Lopes Vieira ; 12 - Antonio Sergio Regis ; 13 - Elisete Antoniuk; 14 - Adalnice Passos Lima ; 15 - Profa. Mariza Riva de Almeida; 16 - Lúcia Rodrigues Teixeira Pereira; 17 - Rita Maria Formiga Torres

Atividades desenvolvidas:

Estudos de cunho etnográfico

Filmes

Livros didáticos

Músicas

Textos

Material de apoio (arquivos e links)

 

 

Programa

Programa Versão para impressão

Coleta de Dados

Compreensão de Conceitos ligados à Interculturalidade e sua Aplicação no Ensino de Línguas Estrangeiras

Bibliografia mínima

 

CORBETT, J. An Intercultural Approach to English Language Teaching. Clevedon: Multicultural Matters, 2003.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002

ERGUSON , J. W. Teaching Culture in English: Why not? ADFL Bulletin 10, n4 (May 1979): 25-28.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989

KUPER, A. Cultura a visão dos antropólogos. Bauru: São Paulo, 2002

KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

LAPLANTINI, F. Aprender Antropologia. Brasília: Zahar Ed. Brasiliense, 1993.

LARAIA, R.B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

MARTINS, Ferreira. Como usar a música em sala de aula. Editora Contexto.

MATTELART, A; NEVEU, E. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004

MARCONI, M. Antropologia, uma introdução. São Paulo: Ed. Atlas, 1989.

PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of English as an International Language. London: Longman, 1984.

BANDEIRA, Pedro. O Fantástico mistério de Feiurinha: teatro. 1a ed. São Paulo: FTD, 2001. (Coleção literatura em minha casa; v.5)

PULCINELLI (org). Política Lingüística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.

SCHULMAN, M . Cultures in Contrast. Michigan: The University of Michigan Press, 2001.

 Material de apoio (arquivos e links):

 

Em português

-      CONSCIENTIZAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

-      ETNOGRAFIA - APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

-      RAZÃO REFLEXÃO E COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL: BUSCANDO A QUALIDADE DE VIDA NA SALA DE AULA (RALPH INGS BANNELL - PUC-RJ)

-      ATIVIDADES PARA O TEXTO DE RALPH BANNELL

-      A ABORDAGEM ETNOGRÁFICA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (CARMEN LÚCIA GUIMARÃES DE MATTOS -UERJ)

-      A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS

-      ELES COMEM CORNFLAKES, NÓS COMEMOS PÃO COM MANTEIGA: ESPAÇOS PARA REFLEXÃO SOBRE CULTURA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (TELMA GIMENEZ - UEL)

-      PLURALIDADE CULTURAL: SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

-      EM BUSCA DO RESGATE DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (JEANNE PARANÁ & MARIZA ALMEIDA)

-      DIA-A-DIA EDUCAÇÃO - PORTAL EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ

-      A PLURALIDADE CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR (WILSA MARIA RAMOS)

-      "NÓS" E OS "OUTROS": COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS INTERCULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (DÉSIRÉE MOTTA-ROTH)

-      LINGUAGENS E PLURALIDADE CULTURAL (MARIA ANTONIETA ANTUNES CUNHABERTONI)

-      PLURALIDADE CULTURAL - O CONTEXTO E O ESPAÇO (MARIA APARECIDA GAETA)

-      PROJETOS DE TRABALHO: PRÁTICA PEDAGÓGICA PLURAL (MINDÉ BADAUY MENEZES)

-      O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS- DE CÓDIGO A DISCURSO (CLARISSA MENEZES JORDÃO - UFPR)

-      O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL (SANDRA KEZEN)

-      O ENSINO DE LEM NO BRASIL

-      O GAROTINHO

-      RITOS CORPORAIS

-         A PESQUISA ETNOGRÁFICA COMO CONSTRUÇÃO DISCURSIVA

        LOS MATERIALES PARA LAS CLASES DE ESPAÑOL EN UN CONTEXTO MULTICULTURAL

 

Em inglês

-         BRITISH COUNCIL (BRAZIL) ELT ONLINE COMMUNITY

-         BRITISH STUDIES WEB PAGES FOR TEACHERS AND LEARNERS OF ENGLISH IN POLAND

-         CULTURAL AWARENESS IN LANGUAGE TEACHING (MARIZA ALMEIDA, PP PRESENTATION)

-         EXPLORING NON-VERBAL COMMUNICATION

-         INTERCOOLTURAL - FOR 'INTERCULTURALLY MINDED' LEARNERS AND TEACHERS WHO WANT TO EXPLORE CULTURE THROUGH COMMUNICATION IN ENGLISH

-         PRACTICAL ETHNOGRAPHY (JOHN CORBETT)

-         THE FLAT STANLEY PROJECT - AN INTERNATIONAL LITERACY AND COMMUNICATIONS ACTIVITY FOR PRIMARY AND JUNIOR STUDENTS, TEACHERS AND FAMILIES

-         THE IMPORTANCE OF TEACHING CULTURE IN THE FOREIGN LANGUAGE CLASSROOM (DIMITRIOS THANASOULAS)

 Atividades desenvolvidas pelos participantes da disciplina:

Estudos de cunho etnográfico:

A MORTE NAS RELIGIÕES
ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE
HÁBITOS DE LEITURA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO PARANÁ MIGRANTES PARANAENSES EM CURITIBA

O PROFESSOR E O COMPUTADOR

PALAVRÃO: OBSCENIDADE OU CONTEÚDO LINGÜÍSTICO NA SALA DE AULA

Perfil das Funcionárias da Limpeza da Reitoria

Filmes:

Atividades elaboradas pelos participantes da disciplina:

AS CINZAS DE ÂNGELA (ANGELA’S ASHES)

CINEMA, ASPIRINAS® E URUBUS

CASAMENTO GREGO

CLICK

COACH CARTER (TREINO PARA A VIDA)

ELEFANTE (Elephant)

FIDEL DIGAN LA VERDAD

GABBEH

GREGORS GRÖSSTE ERFINDUNG

HAPPY FEET – O PINGÜIM

LOST IN TRANSLATION (ENCONTROS E DESENCONTROS)

MISSISSIPI EM CHAMAS (MISSISSIPI BURNING)

NOVA YORK SITIADA (THE SIEGE)

O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA

O ESPELHO TEM DUAS FACES

O ÚLTIMO SAMURAI (The Last Samurai)

OS SIMPSONS – O FILME

SOB O CÉU DO LÍBANO

SPANGLISH – ANÁLISE 1

SPANGLISH – ANÁLISE 2

UNDER THE TUSCAN SUN (SOB O SOL DA TOSCANA)

VEM DANÇAR (TAKE THE LEAD)

Livros:

CLAVE DE SOL

EM – BRÜCKENKURS

ENGLISH CLIPS 6

ESPAÑOL EN MARCHA 1

ESPRESSO - atividade 1

ESPRESSO - atividade 2

GREAT!

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL- INGLÊS

LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO – ANÁLISE 1  (Inglês)

LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO – ANÁLISE 2 (Inglês, Francês e Português)

NEW PASSWORD

NUEVO ESPAÑOL SIN FRONTERAS 1

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

POWER ENGLISH

RÉFLETS – MÉTHODE DE FRANÇAIS 1

SKYLINE 1

START UP – ANÁLISE 1

START UP – ANÁLISE 2

TAKE YOUR TIME  – ANÁLISE 1

TAKE YOUR TIME  – ANÁLISE 2

THEMEN AKTUELL I

THEMEN AKTUELL II

TOUT VA BIEN

Músicas:

AMERICAN IDIOT

AMERIKA

AMISH PARADISE

AQUARELA

BORN IN THE USA

CAROLINA IN MY MIND

C’ERA UN RAGAZZO CHE COME ME AMAVA I BEATLES E I ROLLING STONES

CHE.R.RY

COLORES, COLORES

DE AMOR Y DE CASUALIDAD

DEBAIXO DOS CARACÓIS DOS SEUS CABELOS

DESAPARICIONES

GAROTA DE IPANEMA
GESÚ BAMBINO

I    AIN'T  GOIN  DOWN

LA CAMISA NEGRA

LAVAGEM CEREBRAL

LONDON LONDON

QUERELAS DO BRASIL

SAMBA DO APPROACH

SHE’S LEAVING HOME

SUNDAY, BLOODY SUNDAY

TABU

ZALUZEJO

Textos:

Modelo para elaboração de atividades interculturais explorando textos

Links interessantes e outros:

-         BOLÍVAR, UNCLE SAM E AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

-         DE PATO BRANCO A LUANDA

-         DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL - UNESCO

-         EMOTICONS REFLETEM DIFERENÇAS CULTURAIS, DIZ ESTUDO

-         ESTÁ CHATEADO?

-         ESTRANGEIRISMOS – MÚSICA

-         FORUM ON INTERCULTURAL DIALOGUE: DISCUSSION PAPER BASED ON THE FORUM

-         GLOSAS DIDÁCTICAS: revista eletrônica internacional dedicadas a temas relacionados com o ensino e aprendizagem de línguas e suas culturas

-       O MISTÉRIO DOS PIRAHÃS: TRIBO DA AMAZÔNIA QUE NÃO CONHECE OS NÚMEROS DESAFIA       AS TEORIAS SOBRE A FORMAÇÃO DOS IDIOMAS

-        OFICINA DE ETNOGRAFIA: ESPAÇO DE DISCUSSÃO TRANSDISCIPLINAR SOBRE QUESTÕES DE MÉTODO E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO, COM ENFOQUE PRIMORDIAL NA ETNOGRAFIA.

-         PLAYBACKESPETACULAR

-         QUASE PRETOS, QUASE BRANCOS: ENTREVISTA COM A ANTROPÓLOGA LILIA SCHWARCZ

-         ZOOM NA SUA VIDA

-        RESPEITANDO AS OPÇÕES DOS OUTROS

 

 

 

 

voltar ao topo