FAFI - FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS

 

Curso de Pós-Graduação

Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas

Língua Inglesa e Língua Espanhola 

MÓDULO I - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE LÍNGUAS

Docente: Profa. Dnda. Mariza Riva de Almeida – UFPR

                  marizalmeida@ufpr.br

Clique aqui para acessar a lista de alunos    

 

HORÁRIOS:

 Datas : 21 a 25 de janeiro 2008

 Horários: 8h15 às 11h50 - 13h30 às 17h05

 

 

EMENTA 

 

O ensino de línguas estrangeiras: de código a discurso. Língua e cultura – conceitos indissociáveis. Aspectos históricos, políticos e sociais dos povos falantes das línguas estrangeiras alvo e sua relação com o ensino destas línguas estrangeiras.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

 

-          Leitura e discussão de textos pré-selecionados tanto pelo docente quanto pelos alunos.

-          Análise crítica de textos, filmes e músicas  que envolvam temas relacionados a aspectos culturais com elaboração de atividades pertinentes para uso em sala de aula.

-          Análise de materiais didáticos levando em conta a abordagem intercultural.

-          Produção de plano de estudo de cunho etnográfico.

-          Mesa redonda com análise da produção do curso.

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO 

 

-          Apresentações e discussões em sala de aula – 20 % (assiduidade)

-          Seleção de materiais e elaboração de atividades – 70%(música, filme, apreciação de material didático, seleção de textos, preparação e resposta a argüições).

-         Planos de estudos de cunho etnográfico – 10%

PROGRAMA

Programa versão para impressão


COLETA DE DADOS

Compreensão de conceitos ligados à interculturalidade e sua aplicação no ensino de línguas estrangeiras

 


BIBLIOGRAFIA MÍNIMA

 

CORBETT, J. An Intercultural Approach to English Language Teaching. Clevedon: Multicultural Matters, 2003.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002

FERGUSON , J. W. Teaching Culture in English: Why not? ADFL Bulletin 10, n4 (May 1979): 25-28.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989

KUPER, A. Cultura a visão dos antropólogos. Bauru: São Paulo, 2002

KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching.Oxford: Oxford University Press, 1993.

LAPLANTINI, F. Aprender Antropologia. Brasilia:Zahar Ed. Brasiliense, 1993.

LARAIA, R.B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

MATTELART, A; NEVEU, E. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004

MARCONI, M. Antropologia, uma introdução. São Paulo: Ed. Atlas, 1989.

PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of English as an International Language. London: Longman, 1984.

PULCINELLI (org). Política Linguística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.

SCHULMAN, M . Cultures in Contrast. Michigan: The University of Michigan Press, 2001.

 

Material de apoio (arquivos e links)

 

em português

Conscientização intercultural no ensino de línguas estrangeiras - apresentação em powerpoint

Você se considera um sujeito intercultural?

Etnografia - apresentação em powerpoint

Razão reflexão e comunicação intercultural: buscando a qualidade de vida na sala de aula (Ralph Ings Bannell - PUC-RJ)

Atividades para o texto de Ralph Bannell

A abordagem etnográfica na investigação científica (Carmen Lúcia Guimarães de Mattos -UERJ)

A verdadeira história dos três porquinhos

Eles comem cornflakes, nós comemos pão com manteiga: espaços para reflexão sobre cultura na aula de língua estrangeira (Telma Gimenez - UEL)

Pluralidade cultural: sugestão de atividade para o ensino fundamental

Em busca do resgate da cultura no ensino de línguas estrangeiras (Jeanne Paraná & Mariza Almeida)

Dia-a-dia educação - portal educacional do estado do Paraná

A pluralidade cultural e a construção da identidade do professor (Wilsa MariaRramos)

'Nós’ e os 'outros': competências comunicativas interculturais no ensino de língua estrangeira (Désirée Motta-Roth)

Linguagens e pluralidade cultural (Maria Antonieta Antunes Cunhabertoni)

Pluralidade cultural - o contexto e o espaço (Maria Aparecida Gaeta)

Projetos de trabalho: prática pedagógica plural (Mindé Badauy Menezes)

O ensino de línguas estrangeiras- de código a discurso (Clarissa Menezes Jordão UFPR)

O ensino de língua estrangeira no brasil (Sandra Kezen)

O ensino de LEM no Brasil

O garotinho

Ritos corporais

A pesquisa etnográfica como construção discursiva - Vera Helena Gomes Wielewicki

Playback espetacular

De Pato Branco a Luanda

Zoom na sua vida

Declaração universal sobre a diversidade cultural - UNESCO

 

em Inglês

Intercooltural - for 'interculturally minded' learners and teachers who want to explore Culture through communication in english

British studies web pages for teachers and learners of english in poland

British council (brazil) elt online community

Cultural awareness in language teaching (Mariza Almeida, PP presentation)

Practical ethnography (John Corbett)

Exploring non-verbal communication

The flat stanley project - an international literacy and communications activity for primary and junior students, teachers and families

The importance of teaching culture in the foreign language classroom (Dimitrios Thanasoulas) 

Atividades desenvolvidas pelos participantes da disciplina

 

Estudos de cunho etnográfico

Modelo para produção do estudo de cunho etnográfico

Um exemplo: falantes de três idiomas

Coreanos - um estudo de cunho etnográfico

 

Filmes

Modelo para produção de atividades interculturais explorando filmes

A Corrente do Bem

A Procura da Felicidade

Alexandre

Alô Amigos

Crash – No Limite (atividade 1)

Deu a louca na Chapeuzinho

Elizabeth

Eu vos declaro marido e Larry

Hotel Rwanda

La Lengua de las Mariposas

O Sorriso de Monalisa

O Terminal

O Terminal 2

O Último Imperador

Olhos Azuis

Regras do Jogo

The Simpsons

 

Livros

Modelo para análise de material didático sob a perspectiva intercultural

Arriba

Can do

Civilisation progressive du français

Encuentros

Framework 4

Hacia El Espanol

Hacia el Español 2

Hacia el Español 3

Hacia el Español 4

Hacia el Español 5

Hacia el Español 6

Hacia el Español 7

Hacia el Español 8

Inglês para o ensino médio

Inglês: ensino fundamental

Inglês: série Novo Ensino Médio

Interchange

Interchange Third Edition

Mucho

Mucho – nível 3

Mucho español para brasileños

Mucho: español para brasileiros

New Interchange

Nuevo Ven / Hacia el Espanol

Start Reading

Top Notch

Vale

 

Músicas

Modelo para produção de atividades interculturais explorando músicas

American Life

Amerika

Black or White

Black or White - tradução

Californication

Caviar

Epitáfio

Epitáfio 2

Família

Gritos de Liberdade

Guantanamera

Hold On

Knocking on Heaven’s Door

La Lune de Gorée

Loneliest Rider

Marvin

Mickey Mouse em Moscou

Ojos Así

Química

Samba do approach Clique aqui para ouvir

We Will Rock You

Wind of Change

 

Textos

Modelo para produção de atividades interculturais explorando textos

Amish

Colar não é o bastante

 

Mapas Conceituais