UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESTATÍSTICA

 

 

                A proposta de Gestão no período 2002/2004, para a Coordenação do Curso de Estatística está fundamentada no compromisso de desenvolver um trabalho sério e constante, com a participação de todos os segmentos que compõe a comunidade do Curso de Estatística. Gostaríamos de apresentar a seguir algumas frentes de atuação:

REFORMULAÇÃO CURRICULAR

O currículo atual do Curso de Estatística, elaborado em 1991 necessita de uma atualização embasada nas diretrizes da comissão de especialistas, definidas em 2001. No todo, o currículo atual tem muitas qualidades, porém, alguns ajustes são necessários para obtermos uma maior coerência no encadeamento das disciplinas e atualização de conteúdos. Deve-se estabelecer um cronograma e promover uma discussão ampla para que o currículo seja aperfeiçoado e proporcione ao estudante uma formação adequada às exigências do mercado de trabalho e/ou dos programas de Pós-Graduação.

ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DA EVASÃO

 Atualmente, cerca de 1/3 dos estudantes conseguem concluir o Curso de Estatística. Este índice, que já foi mais baixo, deve ser aumentado, pois é uma simples questão de respeito à sociedade que financia a Universidade Pública. É possível implementar uma série de ações no sentido de reduzir a evasão dos estudantes. Além da proposta anterior, pode-se pensar, apenas para citar algumas: reforço de conceitos em cursos preparatórios (Por exemplo, Pré-Cálculo), organização de material didático, orientação acadêmica, monitoria atuante, maior inserção do Grupo PET, aperfeiçoamento pedagógico dos docentes e conteúdos programáticos, etc.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA CURRICULAR

 É fundamental para o bom desempenho estudantil que haja uma orientação pedagógica no momento da matrícula e ao longo do semestre letivo. O estudante deve se sentir à vontade para buscar informações sobre disciplinas junto aos professores e à Coordenação para que o seu desenvolvimento curricular seja o mais proveitoso possível.

POLÍTICA DE ESTÁGIO

É altamente recomendável que o corpo discente se envolva, sempre que possível, em estágios curriculares desde que não prejudiquem o seu desempenho acadêmico, que deve ser considerado prioritário. É importante que a Comissão Orientadora de Estágios exerça um papel atuante na divulgação de ofertas de estágio, orientação aos candidatos e análise do histórico dos alunos para que o Curso de Estatística seja bem representado no mercado de trabalho, abrindo, desta forma, outras oportunidades aos colegas de Curso.

O Laboratório de Estatística, estágio curricular obrigatório deve passar por reformulação do seu regimento, norma que estabelece as atividades da disciplina.

DIVULGAÇÃO DO CURSO DE ESTATÍSTICA

 Acreditamos que o trabalho de divulgação do Curso junto às escolas de 2o. Grau deve ser realizado de forma organizada e constante, com a participação de todos. Nossa experiência anterior aponta para uma diminuição dos índices de evasão escolar quando o corpo discente está satisfatoriamente informado das características do Curso (benefícios, dificuldades, estrutura física, estrutura do currículo, etc). 

 

QUALIDADE DO ATENDIMENTO NA SECRETARIA

 O estudante merece uma representação administrativa atuante e ágil no sentido de defender os seus direitos, prestar informações e orientações, acompanhar com atenção os trâmites burocráticos, organizar todos os detalhes referentes ao semestre letivo, assessorar o colegiado do Curso, zelar pela imagem do Curso de Estatística entre outras atividades.

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