1 Introdução

O R é um software livre. Isto significa que ele pode ser utilizado, copiado, distribuído, alterado e melhorado de forma livre. Tudo isso de forma legal. O R não é vendido. Você pode ``baixá-lo da Internet, de forma gratuita (www.r-project.org).

O R pode ser utilizado tanto no ambiente Windows, quanto no ambiente Linux/Unix, entre outros. Por isso, preste atenção na hora de selecionar o arquivo de instalação no site do R.

O R divide-se entre a instalação básica e pacotes (packages). Na instalação básica, você encontrará os principais comandos necessários para efetuar suas análises estatísticas e matemáticas. Ainda, na instalação básica, são disponibilizados alguns pacotes adicionais que normalmente são mais utilizados.

Além da instalação básica, no site do R existem vários outros aplicativos que podem ser utilizados em uma grande variedade de análises (principalmente estatísticas). Atualmente existem mais de cem pacotes adicionais que podem ser utilizados. Alguns destes pacotes serão utilizados no livro.

Para conhecer um pouco mais, acesse o endereço http://www.r-project.org

Alguns links são importantes para conhecer em uma primeira visita:

Download do R:
existem vários mirrors espalhados pelo mundo. No Brasil, você pode encontrar os arquivos de instalação na UFPR, UFV e ESALQ/USP, IME/USP e FIOCRUZ.

Help pages:
são muito úteis. Existe uma lista de discussão no site do R, onde os emails são armazenados. Você pode consultá-los através de uma busca no site. Isso é altamente recomendável se estiver pensando em mandar alguma pergunta para a lista.

Contributed documents:
ótimos documentos disponíveis. Existem vários arquivos disponíveis que tratam de diferentes assuntos. A maioria está em inglês, mas existem em outros idiomas.

Special projects:
algumas packages e alguns grupos de pessoas tiveram um destaque no site. São assuntos e temas específicos que, de tanto serem explorados no R, acabaram gerando um conjunto de pacotes e funções que estão organizados em uma área especial. Apesar de tratar de temas bastante específicos, é uma boa fonte de informação sobre a aplicação do R e, claro, de estatística.

O site ainda contém outras áreas mais específicas sobre o R, que poderão ser exploradas.

Através de um site de busca, também é possível encontrar muito material disponível na Internet. Muitos cursos de estatística, no mundo e no Brasil, utilizam o R para o ensino de estatística e outras matérias.

É claro, o próprio R possui um material de consulta bastante amplo. No R, o arquivo de Help pode ser acessado como uma página html.

adilson dos anjos 2009-03-26