Subsections

2 Iniciando e finalizando uma sessão no R

No Linux, crie o diretório com o comando mkdir , entre no diretório e inicie o R com os comandos:

$ mkdir inicioR
$ cd inicioR
$ R

No Windows, quando iniciar uma sessão do R, mude o diretório de trabalho no menu File e em seguida Change Dir.

Tanto no ambiente Windows quanto no Linux, vocÊ também pode definir o diretório de trabalho com o comando setwd(). Para ver em qual diretório você está trabalhando utilize o comando getwd().

 getwd()
[1] "/home/adilson/documentos/LIVRO/dados"

> setwd("/home/adilson/documentos/Aulas")
> getwd()
[1] "/home/adilson/documentos/Aulas"

O símbolo $ >$ indica que o programa está pronto para receber um comando. Um comando pode ser uma expressão ou uma atribuição.

Para finalizar uma sessão digite q().

Toda vez que uma sessão é aberta você pode salvar seu trabalho em um diretório. Basicamente você pode salvar o histórico de comandos da sessão .Rhistory e os objetos gerados durante a sessão (.RData) . O R pergunta se você quer salvar esses objetos quando uma sessão é finalizada.

Para recuperar uma sessão, abra o R no mesmo diretório onde a sessão foi iniciada ou salva, se você estiver usando Linux. Se estiver no Windows, vá até o diretóio onde a sessão foi salva e clique sobre o ícone do R.

Dica: Para cada trabalho diferente, por exemplo, experimentos diferentes, você pode ter um diretório com a sessão do R gravada.

Quando entrar novamente você pode recuperar os comandos e objetos que foram gerados na sessão anterior. Use Load Workspace e Load History . Isso recupera as informações da última sessão de trabalho no R.

Por exemplo, se você está trabalhando em uma sessão do R, pode salvar seus comandos utilizando

  > save.image("a:\minhasessao.R")

Para iniciar de onde você parou, utilize

  > load("a:\minhasessao.R")

Uma outra possibilidade é utilizar scripts. Tanto no ambiente Windows quanto em Linux.

No Windows, inicie o R, vá em file e depois new script. Para começar a trabalhar, digite um comando e as teclas <CTRL> J. O comando será processado no R.

No Linux você pode utilizar um editor, como por exemplo o EMACS. Divida a janela do EMACS em dois: <CTRL> x 2. Na janela superior crie um arquivo com a extensão .R. Por exemplo, comandos.R. Na janela inferior digite <ESC> <SHIFT> x R. Será perguntado em qual diretório você quer trabalhar. Para facilitar, escolha um diretório onde seus dados esteja armazenados.

Para começar a trabalhar, digite um comando na janela superior e pressione <CTRL> C <CTRL> J. O resultado será processado na janela inferior.

2.1 Início do trabalho

O R trabalha com programação orientada à objetos .

> a<-2	#pressione <ENTER>

O comando acima significa que a recebe o número $ 2$. Pressione <ENTER> após digitar o comando. O símbolo $ \sharp$ é utilizado como comentário . Tudo o que vier após esse símbolo na linha será desconsiderado como comando pelo R.

> a
[1] 2

O número [1] indica a posição do algarismo.

O R é sensível a letras maiúsculas e minúsculas.

> A<-3
> A
[1] 3
> a
[1] 2

Os objetos podem receber nomes maiores. Os nomes não podem começar com números ou com `.'.

> Adilson<-1
> Adilson.Anjos<-2

Evite utilizar nomes de funções do R. Isso pode gerar algum conflito. Aos poucos você descobrirá os nomes das principais funções.

Comandos podem ser separados em uma mesma linha por ponto e vírgula (;).

> x<-2; y<-3; x;y

Se um comando não for completado, o sinal de $ +$ aparecerá ao invés do prompt $ >$.

> dados<-c(2,3
+

Se isso ocorrer, digite o que estiver faltando ou cancele o comando com ESC.

> dados<-c(2,3
+ ) 		#digite `)' e pressione <ENTER> 
>

O Rutiliza do método recursivo. Isso significa que ele pode executar expressões dentro de expressões .

> a<-6
> c<-a/(b<-2);c
[1] 3

2.2 Linha do Editor

Para deletar caracteres use a tecla DEL ou Backspace e as setas para movimentar-se na linha.

As teclas <CTRL> a e <CTRL> e movimentam o cursor para o início e fim da linha de comando respectivamente. Você também pode utilizar as teclas <Home> e <End>. Use as teclas <SHIFT> <Page Up> e <SHIFT> <Page Down> para subir e descer uma tela, respectivamente.

Todos os comandos executados continuam disponíveis no editor. Basta pressionar a seta direcional para cima ou para baixo. Quando encontrar o comando que deseja repetir pressione <ENTER>. Se desejar, ainda pode editar o comando antes de reexecutá-lo.

adilson dos anjos 2009-03-26