Subsections

Aula 3: Gráfico Normal de Probabilidade.

Objetivo da aula

O objetivo dessa aula é construir o gráfico normal de probabilidade par avaliar os efeitos dos fatores de um experimento fatorial.

Fazendo o Gráfico

Para construir o gráfico, inicialmente necessitamos das estimativas dos efeitos dos fatores do experimento.

Considere o exemplo fornecido nas notas de aula de um experimento fatorial $ 2^4$ com uma repetição. Os efeitos são apresentados na tabela a seguir:


Tabela 3: Estimativas de efeitos de um experimento $ 2^4$
Efeitos Estimativas
A -8,00
B 24,00
C -2,25
D -5,50
AB 1,00
AC 0,75
AD 0,00
BC -1,25
BD 4,50
CD -0,25
ABC -0,75
ABD 0,50
ACD -0,25
BCD -0,75
ABCD -0,25

As probabilidades de cada um dos efeitos são obtidas por $P=100*(i-0,5)/15$.

O gráfico é obtido quando os efeitos vs P são colocados em um gráfico de dispersão. Uma linha reta entre os valores dos efeitos ajuda a verificar quais são os pontos que podem ser considerados como significativos.

Essa linha reta é colocada subjetivamente sobre os pontos. Uma regra (Montgomery, 2001) é ligar os pontos nos quantis 25% e 75%.

Os efeitos são:

efeitos<-c(-8,24,-2.25,-5.5,1,0.75,0,-1.25,4.5,-0.25,-0.75,0.5,-0.25,-0.75,-0.25)

Ordenando

efeitos.o<-sort(efeitos)
fatores<-c("A","B","C","D","AB","AC","AD","BC","BD","CD","ABC","ABD","ACD","BCD","ABCD")
names(efeitos)<-fatores

Aplicando os percentuais acumulados para os efeitos tem-se os seguintes valores:

P<-c(3.3,10,16.7,23.3,30,36.7,43.3,50,56.7,63.3,70,76.7,83.3,90,96.7)

Esses valores podem ser obtidos através da seguinte função no R:

P<-function(efeitos.o){
p<-numeric(0)
n<-1:length(efeitos)
for (i in n)
{
p[i]<-100*(i-.5)/length(efeitos)
}
print(p)
}

O gráfico é obtido pelo comando plot

plot(efeitos.o,p)

Para fazer a linha, podemos encontrar os quantis dos efeitos,

> quantile(efeitos.o)
    0%    25%    50%    75%   100% 
-8.000 -1.000 -0.250  0.625 24.000

Utilizando o comando locator pode-se fazer uma linha entre os pontos dos quantis 25% e 75%. Depois do comando, clique nos pontos correspondentes no gráfico e uma linha será criada.

points(quantile(efeitos.o,.25),25,col=2,pch=19,cex=.5)
points(quantile(efeitos.o,.75), 75,col=2,pch=19,cex=.5)
locator(n=2,type="l") #uma linha entre dois pontos ou
segments(quantile(efeitos.o,.25),25, quantile(efeitos.o,.75), 75, col= 'blue')

Os efeitos significativos podem ser identificados com o comando identify. Lembre-se que os efeitos estão ordenados do menor para o maior.

identify(efeitos.o,p) # clique nos pontos do gráfico

Para terminar, aperte o botão direito do mouse (Linux). No Windows, aperte o botão direito e selecione stop.

Faça agora o Gráfico Normal de Probabilidade gerado pelo R. Compare os gráficos.

qqnorm(efeitos)
qqline(efeitos)

Experimente a opção

c<-qqnorm(efeitos,datax=T)
qqline(efeitos)
identify(c$x,c$y,labels=names(c$x))

E agora?

Analisando um experimento

Considere o seguinte experimento (Montgomery, 2001, exemplo 6.2) onde um experimento $ 2^4$ foi realizado.

Utilize o Gráfico Normal de Probabilidade para avaliar a significância dos efeitos.

Inicialmente geramos a matriz com os sinais,

A<-rep(c(-1,1),8);A
B<-rep(c(-1,1),each=2,4);B
C<-rep(c(-1,1),each=4,2);C
D<-rep(c(-1,1),each=8);D
resp<-c(45,71,48,65,68,60,80,65,43,100,45,104,75,86,70,96)

Transforma-se os vetores em fatores

A<-as.factor(A)
B<-as.factor(B)
C<-as.factor(C)
D<-as.factor(D)

A análise de variância pode então ser realizada. Veja que, como não há repetições nesse caso e não há uma estrutura de confundimento, não são realizados testes na ANOVA.

abcd<-data.frame(A,B,C,D,resp)
abcd.av<-aov(resp~A*B*C*D,data=abcd)
summary(abcd.av)
efeitos<-abcd.av$eff[2:16]/2 #dois níveis
efeitos

Por isso, uma maneira de verificar a significância é utilizando o Gráfico Normal de Probabilidade. Identifique os pontos, utilizando o comando identify.

c<-qqnorm(efeitos,datax=T)
qqline(efeitos,datax=T)
identify(c$x,c$y,labels=names(c$x))

Identifique os pontos, utilizando o comando identify.

Exercícios

  1. Analise os dados dos exercícios sobre confundimento utilizando o gráfico normal de probabilidade. Compare as conclusões com a análise anterior (veja soluções);
  2. Escolha algum conjunto de dados analisado durante as aulas e tente aplicar o Gráfico Normal de Probabilidade. Compare as conclusões com a análise anterior;

Exercícios opcionais

  1. Como exercício, estude e tente implementar o Half Normal Plot (Montgomery, 2001);
  2. Como exercício, estude e tente implementar o Gráfico Normal de Probabilidade utilizando o score z (Montgomery, 2001).

adilson dos anjos 2008-09-02